Na hora de pintar os cabelos, há tantas técnicas diferentes, que, às vezes, fica difícil escolher a melhor para você – e para o seu tipo de cabelo. Algumas delas, como as luzes, os reflexos e a balaiagem, têm o objectivo de iluminar o visual com alguns fios ou mechas realçados com tons mais claros. Mas quais são as diferenças entre elas? Como é feita a balaiagem? Ela pode ser feita em todos os tipos de cabelo? É sobre isso que vamos falar a seguir.
Balaiagem |
O que é balaiagem?
É uma técnica de origem francesa (na língua original, chama-se “balayage”) que clareia algumas mechas de maneira rápida. Diferentemente das luzes e dos reflexos, não usa touca, nem papel laminado. Os fios são puxados com a ajuda de um pente ou de um pincel e recebem a coloração ao ar livre. A quantidade de fios iluminados costuma ser maior e o efeito é mais irregular. Nada daquela tintura certinha, milimetricamente calculada. Algumas pessoas preferem deixar as pontas com mechas ainda mais claras. É uma questão de estilo, que deve ser conversada previamente com seu cabeleireiro.
Por ser uma técnica mais livre, não dá para prever exatamente quais fios serão clareados e quais não serão. É claro que o profissional que conhece o procedimento tem noção do resultado final e já executa a técnica com um objectivo específico, mas não é tão previsível como as luzes ou reflexos. No entanto, tem a vantagem de ser mais rápido. Justamente por conta dessa liberdade na técnica, é recomendada para quem já tem o cabelo com a base mais clara, como os castanhos bem claros ou loiros escuros, ou então para morenas que querem inserir mechas douradas nos fios.
E as luzes e reflexos?
As luzes são apenas alguns fios clareados com a ajuda de descolorantes e tinturas. Existem várias maneiras de conseguir esse efeito e um dos mais comuns é com uma touca plástica toda furadinha. Com uma agulha, puxa-se para fora da touca apenas os fios que serão clareados e aplica-se a química. Quando estiverem soltos e secos, os cabelos claros se misturam aos outros e criam um efeito iluminado, fresco e natural.
Já o reflexo clareia mechas um pouco mais espessas que a das luzes, mas bem marcadas e definidas. Em geral, ficam mais aparentes no comprimento dos cabelos. As partes do cabelo que receberão a coloração mais clara são escolhidas pelo profissional e separadas com a ajuda de papel laminado. Depois, é só esperar a ação para lavar, secar e juntá-las ao restante dos fios.
Cuidados extras
Seja qual for a técnica escolhida, você vai precisar redobrar a atenção com os fios. Ainda que sejam apenas alguns fios coloridos e não todos, trata-se de um tipo de química, que agride e resseca o cabelo. É preciso aumentar a frequência de hidratação em casa, com bons cremes de tratamento, e investir em uma nutrição profissional no salão pelo menos uma vez por mês. O filtro solar também é indispensável para proteger a cor dos efeitos nocivos no sol.
Fonte de Informação: www.meucrespo.com.br
Fonte da Imagem: www.portaltudoaqui.com.br